O meio ambiente tem um grande impacto no desenvolvimento dos casos alérgicos. Uma alergia acontece quando o organismo reage de forma acentuada a um estímulo. Com a chegada da primavera, a alergia aos pólens manifesta-se através de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma e queixas dermatológicas.

A rinite alérgica decorre de uma inflamação da mucosa nasal, de forma recorrente ou sazonal, e surgem sintomas como nariz entupido ou a pingar, comichão nasal e espirros.

A conjuntivite alérgica, também muito comum nesta altura do ano, apresenta-se por sintomas oculares como comichão, vermelhidão, lacrimejo ou sensação de corpos estranhos nos olhos.

Quem tem asma poderá estar mais sensível na altura da primavera, sendo que esta doença se manifesta por tosse, pieira, falta de ar ou dificuldade em respirar, cansaço ou sensação de peso no peito.

Em relação às queixas dermatológicas, estas podem despontar do agravamento da dermatite atópica por exposição aos alergénios, e manifestar-se por comichão, pele vermelha, descamativa e seca e episódios de inchaço.

Na sua farmácia poderá encontrar os mais diversos produtos e o melhor aconselhamento para o ajudar a combater os sintomas provenientes dos vários tipos de alergias habituais nesta altura do ano.

Leave a comment